terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cultive um dia de felicidade

Nos dias de hoje, o que vemos são pessoas insatisfeitas com a vida, sem uma expectativa do que realmente é importante para elas, sem qualidade de vida , depressivas e tristes.
Dia desses conversando com um amigo, ele me falou que a muito tempo não ia ao cinema assistir um bom filme, fiquei pensado: o que leva alguém a se fechar para a vida? seria o stress? a preocupação? ou a falta de tempo?.
Li um depoimento de um senhor aposentado que, aos 65 anos começou a fazer atividades físicas e isso fez toda a diferença no seu dia a dia.
Devemos acordar para a vida, não importa a idade ou a posição social . Devemos fazer caminhada, ter uma boa alimentação, cultivar as amizades, dar mais risadas, começar a ver a vida com olhos de amor, ajudar o próximo, ser voluntário é uma forma maravilhosa e prazerosa de viver. Participe de reuniões em família, de palestras sobre saúde, educação, de campeonatos , vá a escola de seu filho e procure interagir com os professores sobre tudo que esta sendo ensinado, faça terapia, presenteie a si mesmo, não importa com que seja, leia um bom livro, ouça uma boa música, assista um bom filme e faça algo para melhorar sua auto-estima, como ir a um salão de beleza arrumar os cabelos ou apenas fazer as unhas, tente de vez em quando pintar com um esmalte mais vibrante, você pode gostar do resultado. Exercite a sua fé, fale com Deus e diga o que precisa, agradeça, peça perdão pelos seus atos, diga a ele o quanto você o ama e necessita dele.
Tenha equilíbrio tanto na vida pessoal quanto na profissional, não sinta vergonha de pedir ajuda ao seu chefe ou aos seus companheiros de trabalho, reconheça quando estiver errado, fale quando alguma coisa o incomoda, diga não quando for preciso. Procure ser gentil com as pessoas, diga obrigado, por favor. Dance, dance muito, cante também, bem alto, mesmo que não tenha voz. Viva cada momento como se fosse o único , seja verdadeira, ame a si mesmo, valorize-se e lembre-se que o amor é a palavra chave que abre todas as portas.
Vá para a cozinha e prepare um prato para seus filhos, faça um bolo, jogue um cheirinho na casa, coloque flores nos vasos, cultive um jardim, ponha comida para os pássaros, minha mãe faz isso quando está em casa, ela cata as migalhas de pão que sobrou e joga para os passarinhos e com esse pequeno gesto, se juntam milhares deles no quintal e ficam sempre por perto, enchendo seus olhos de alegria.
Reveja fotos de pessoas queridas, conte uma historia para seu filho, fotografe tudo que você achar interessante, escreva uma poesia ou alguma coisa que te faça bem, vá até a uma praça, sinta o frescor do vento em seu rosto, o aroma de uma flor e o paladar de uma água de coco. A simplicidade é um ato de carinho que se encontra no falar, no agir e em nossas atitudes. Olhe para o espelho e veja sua imagem , fale o quanto você é importante e bonita, abra a janela e dê "bom dia" ao sol, cumprimente seu vizinho, pois a vida é uma caixa recheada de surpresas, algumas agradáveis, outras nem tanto. Vamos nos permitir descobrir coisas novas, de não apenas querer estar só, deixar que os nossos sentimentos transbordem e derramem por todos os lados, indo a todas as direções e determinando que a felicidade depende somente de nós e não de outros, ou de coisas, ou até mesmo de situações. Ser feliz é um dever, uma obrigação que cabe somente à nós.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Voarei como águia


Participei de um encontro de mulheres na igreja Batista Betesda, cujo o tema era "vou renovada pela força do senhor". Foi três dias de renovação, unção, vitórias e um mover do Espírito Santo sem igual.
Ali eu me senti fortalecida e revestida pelo poder de DEUS. Participei de uma performance onde eu representava uma mulher doente e que tinha de tomar vários medicamentos. No meio da apresentação, tirei o meu turbante e mostrei para aquelas duzentas mulheres que eu estava sem cabelos, por conta da quimioterapia. Eu estava representando meu verdadeiro papel .
Aquelas mulheres ficaram impactadas e emocionadas, e assim, pude mostrar que mesmo em tempos de tempestades, Deus nos renova e nos da força para suportar a dor.
Entrei em cena novamente, agora totalmente diferente, com uma peruca, maquiada e sobre a minha cabeça uma águia dourada. Me senti fortalecida no Senhor como a verdadeira águia que sobe no topo de uma montanha e arranca suas pena e, depois, bate com o bico em uma pedra até que ele caia, assim novas penas e um novo bico nascerão e ela, por sua vez, exibirá sua nova aparência.
Assim que me senti, vou voar tão alto como ela, sobre as nuvens, novas plumagens vão nascer e tudo vai se fazer novo. Por que a palavra do Senhor diz: "mas os que esperam no senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão."

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jardim Imaginario




Eu acordei pensando, que todos nós deveríamos ter um jardim florido, onde a beleza e o colorido realçasse o nosso interior. Um jardim que teria que ser cuidado e regado, onde um manancial de águas fluiriam constantemente.
Que a leveza poderia ser levada em conta e não o lado tenebroso, que o feio tornaria belo e o belo mais esplêndido ainda.Que o meu perfume exalasse um cheiro tão agradável que não precisaria correr atrás das borboletas, elas viriam até mim.Que a minha alma fosse tão cristalina como gotas de orvalho ou tão brilhantes como as estrelas do céu.
Que o meu sorriso transcendesse a tudo, para poder acalentar um coração aflito e iluminar os momentos obscuro da vida. Nesse jardim a felicidade estaria no ar e todo sentimento sendo aflorado e em cada botão a esperança ,a mansidão e a grandeza estaria contida. A harmonia seria um item issecial e esta é mantida por meios de ajuste, o que implica "mudanças".
Nesse jardim eu não falaria nada, apenas ficaria em silêncio para ouvir o meu interior,ouviria a voz que vem do coração,colocaria uma pitada de razão e um pouco de emoção, tudo bem dosado para dar sabor e equilíbrio. Esse jardim seria aberto as todas as pessoas, sem distinção de cor,posição social ou raça, ali seriamos todos iguais, vivendo a beleza e a alegria e poder contemplar a grandeza de Deus e este jardim imaginário que é meu e de todos que quiserem fazer parte dele.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A 2° QUEDA

Parece loucura, fiz apenas duas quimioterapia e meus cabelos já começaram a cair. Acordei hoje e notei algo diferente em mim, minha cabeça formigava toda, passei a escova e levei um susto estava quase careca, que sensação de vazio e perda que dói até a alma. Fui em um salão e mandei passar a maquina zero, um novo recomeço ,uma nova batalha a ser travada .Pensei: logo agora que eu iria participar do encontro de mulheres da minha igreja, onde fui convidada a fazer uma performance de uma mulher doente e derotada antes de conhecer Jesus e uma mulher vitoriosa e renovada despois de entregar a sua vida a Jesus, pensei como eu poderia atuar se estou sem cabelos. Mais Deus da estrategias para fazermos o melhor.Vou entrar com um turbante que eu vou retirar durante a peça e despois vou entrar com peruca,totalmente transformada.
Quero mostrar a essas mulheres que mesmo em tempo de tempestade o senhor não nos abandona , que é ele que me da forças para suportar a dor e a perda. São tres dias de encontro, onde eu também participo do vocal rema,"rede de mulheres em ação", vou dar o meu melhor para Deus, mesmo sem cabelos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

a luta continua











Começou uma nova batalha esta semana, fui ao medico e confesso que fiquei um pouco assustada com o que ele me disse,falou que com o câncer não se brinca, já fazia 45 dias que estava afastada do meu tratamento,estou me sentido bem, sem cansaço físico, me alimentado e até fazendo atividade física e com isso me esqueci que com o câncer não se pode brincar, ele é traiçoeiro.
Fiz uma série de exame: tc do tórax,ressonância do abdomen total, ressonância lombar,cintilo grafia óssea e vários exames de sangue, foi uma maratona.Meus braços esta todo roxo, pois tinha que tomar o contraste e não tinha veia, estavam todas estouradas por causa do tratamento, foi um sofrimento. Essa doença não me deixa em paz,ela tira o meu sossego, maltrata o meu corpo,a minha mente e toma conta do meu ser de uma tal forma que passo a viver em função dela,não tenho como esquece-la.
Uma hora estou bem, outra os sintomas aparecem e com ele as dores,como posso viver assim? com essa incerteza ,passei a ser escrava do câncer. Cinco anos lutando brava mente mais estou me sentido cansada , não sei se estou preparada para uma outro confronto. Fico me perguntado o por que de tudo isso,por que que essa maldita doença me persegue , tenho sofrido muito e tento não parecer fraca, mais estou perdendo o controle da minha própria vida ela esta me escapado pelos vãos dos meus dedos e eu não posso fazer nada, apenas pedir a Deus que tenha misericórdia de mim e olhe para o meu sofrimento. Sinto vontade de gritar, chorar mais não posso ,tenho que estar forte por causa dos meus filhos. sei que muitas pessoas tem estado na mesma situação do que eu ou até pior e fico me perguntado quando é que os médicos irão descobrir a cura para o câncer ,pois este mata muito mais do que a aids. Conheço pessoas com o vírus da aids que convive com ele a século só tomando o coquetel, enquanto o câncer mata mesmo fazendo o tratamento, o que é muito doloroso .
No mês de junho perdi dois amigos vitima do câncer e isso me deprime de um jeito que fico imaginando se tudo o que passei vai valer a pena ou se o resultado vai ser negativo, se eu vou poder ter a minha vida normal novamente. Eu sonho em voltar a estudar fazer gastronomia ou trabalhar novamente com decoração , ter a minha casa, arrumar do meu jeito, fazer uma comidinha gostosa para os meus filhos, ver a Carol e o José encaminhados na vida, viver com dignidade e poder dizer que estou curada. Quero ter paciência com os meus filhos, receber meus amigos para um churrasco ao som de um violão ,fazer um chá da tarde para minhas queridas irmãs,um almoço de domingo para os meu pais , ir mais vezes para fazenda , sorrir mais,meditar na palavra de Deus e poder dizer estou curada. Quero viver ,viver muito, dizer para os meu filhotes o quanto eles são importante para mim e o quanto eu os amo e que eu vivo por eles e para eles. Mesmo contra a vontade do meu medico eu tirei duas semanas de ferias e fui para a fazenda, pude descansar bastante,ver o por do sol,sentir a brisa em meu rosto, fotografar os pássaros e todas as manhas eu ia as margens do rio e orava a Deus, agradecia pela minha cura, sentia que o rio me purificava e me curava, ficava ali horas a fio olhando a natureza, ela me confortava e me ajudava a esquecer que eu teria que recomeçar a quimioterapia. Ali eu fazia parte dela, sugava toda sua energia e me sentia feliz e revigorada , fechava meus olhos e imaginava que o mundo pararia ali naquele instante e que não haveria mais doenças. Essa quarta feira, dia 27/07/2011 eu reinicio o meu tratamento, vai ser doloroso ,mais vou dar a volta por cima e vencer mais essa etapa . Não vou deixar o câncer me vencer." Eu vou vencer o câncer."

terça-feira, 21 de junho de 2011

"MÃE"









Participei de um concurso do dia das mães, onde a melhor frase seria escolhida, e a minha foi.
Eu e minha filha escrevemos varias,e ganhei um ano de salão de beleza de graça, alem de vários prêmios.
"Mãe é aquela que mesmo em tempo de tempestade ela nos acalma."
"Mãe é a que transforma as coisas simples em especiais."
"Mãe é aquela que nos acalenta a alma e que enche de brilho a nossa vida.'
"Mãe, palavra tao pequena mas com um significado infinito, ela é a própria sabedoria."
"Mãe é a luz que ilumina os nossos passos na escuridão ,que da sentido a vida."
"Mãe é que nos transforma em seres humano melhores."
"Mãe é aquela que nos carrega em seu ventre por nove meses e ali se tornamos uma unica pessoa."
"Mãe é fonte de alimento, vida e saúde."
"Mãe é uma dádiva um presente de Deus é desdobrar fibra por fibra do coração."
"Mãe é um abraço que cabe muita coisa: emoção, carinho acochego e amor."
"Mãe é como um pássaro de asas imensas que da abrigo aos seus filhos e a outros."
"Mãe é educadora, psicologa,enfermeira,motorista,chefe de cozinha,artista,assistente,etc."
"Mãe você é especial, por isso que te amo."

terça-feira, 31 de maio de 2011

"AMAR"










Meu coração tem um querer,mas eu não sei exatamente o que é, se é desejo ou paixão ou, simplesmente, solidão.
Algo que toca no fundo da alma, que me acalme e acalente como uma canção de ninar. Quero amar de verdade com cumplicidade, sorriso nos lábios, olhos nos olhos, mãos entrelaçadas e no seus braços o afeto de cada gesto. Pois no abraço cabe muitas coisas , emoção, sentimento e aconchego. Quero algo que preencha todos os espaços,que transforma e aguça os meu sentidos. Um amor devastador que encanta e transforma e que eu possa acreditar , mas ao mesmo tempo um porto seguro onde eu venha ancorar o meu barco, sem medo da tempestade e do vento forte.
O amor tem que ser um constante exercício de conquista e renovação, dia após dia. Tem que ser como a brisa fresca e perfumada , puro e cristalino, forte e ao mesmo tempo frágil ,livre, solto. No amor não há cobranças , não pedimos nada em troca, apenas temos que estar com o coração aberto para amar e permitir ser amada.
Aqui estou falando do amor conjugal, porém existe o amor dos filhos , de pais , de amigos e até mesmos o amor ao próximo. Amar a família e os que nos rodeiam é fácil, mas amar as pessoas as quais não temos nem sequer afinidades, isso sim é tarefa difícil .
Temos que exercitar a arte de amar, pois só assim o mundo pode se tornar um pouco melhor. Uns dos maiores mandamento que Deus nos deixou foi: "AMAR".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MEU LUGAR É AQUI








Meu pantanal é assim: cheio de cores,brilhos,formas,cheiros, gostos e sabores.
Nasci na fazenda e passei a maior parte de minha infância subindo em árvores comendo frutas direto do pé,nadado em rio, tomado leite fresquinho no mangueiro e escutando o barulho da passarinhada fazendo algazarra . Que tamanha perfeição. E tudo foi desenhado pela mão do criador,cada coisa em seu lugar, transmitindo paz,harmonia e tranquilidade .
O amanhecer e o entardecer do pantanal são como uma aquarela pintada,nada é mais perfeito e maravilhoso do que o pôr do sol com seus tons fortes e brilhantes que se misturam formando um colorido sem igual.
As flores com seus formatos exuberantes e suas infinitas tonalidades dão vida e dançam aos sons dos pássaros de todos os tipos, borboletas bailam pela relva molhada e ai se formam uma grande sinfonia ,misturando tudo : FLORES,PÁSSAROS, BORBOLETAS E CORES.
Ah! o pantanal é assim, cada dia é diferente um do outro, onde o nosso olhar se perde na imensidão do azul do céu ou do verdes dos campos, com suas árvores vestidas de majestade,algumas amarelas,roxas,rosas,brancas, cada uma querendo se mostrar mais que as outras. E os rios então, cheios de curvas e suavidade nos reservam espanto aos nossos olhos,podemos ver ariranha,sucuri,capivara ou outro bicho que encanta e torna rica a fauna pantaneira. Suas margens são cheias de surpresas reservadas aos camalotes que abrigam milhares de espécies.
Esse é o meu pantanal,onde tudo ganha vida,se renova.
Durante a noite podemos contar as estrelas do céu,ver a lua triunfante aparecer,olhar ao nosso redor e perceber os olhos que são como vagalume a nos observar ,ouvir o som da viola e as histórias contadas pelos pantaneiros,sentir o aroma dos quitutes que vêm da cozinha. A esse é o meu lugar, onde quero viver a essência da vida e a simplicidade . Aqui tudo é mágico,quase surreal ,aprendi a enxergar melhor a vida através do meu pantanal.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"vale a pena sonhar"





Quantas vezes nós sonhamos com algo que queremos ter, coisas que almejamos ao longo de nossas vidas. Algumas realizadas outras não e, às vezes paramos no meio do caminho sem saber ao certo se é aquilo que queremos.
Já sonhei, planejei, desenhei e executei sonhos. Uns valeram, outros não. Alguns chegaram ao fim ou se perderam no tempo.
Quando compreendemos com exatidão a importância de termos sonhos, começamos a desejá-los buscando uma realização pessoal. Hoje eu tenho desejos ardentes de alcançar ideais perdidos, que estão guardados em um fundo de baú ou somente na lembrança .
Não quero que as circunstãncias matem meus propósitos, pois estes são como a minha própria esperança de promessas contidas lá no intimo do meu ser.
Quero expressar meus desejos, anseios e motivação, sonhar os sonhos de DEUS, compartilhar com meu próximo as minhas idéias e realizações.
Eu não posso imaginar como alguém pode viver sem sonhar, é como se não houvesse vida, uma pessoa sem uma visão de felicidade e sem sua própria identidade .
Precisamos de uma dose diária de coragem para seguir nossos desejos e sermos motivados a viver uma grande felicidade e dizer : vale a pena sonhar e realizar sonhos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

MULHERES AMADAS DE DEUS

Dia desses encontrei uma amiga que estava iniciando sua luta contra o câncer, pude perceber um certo desanimo e até mesmo um inicio de depressão.
Conversando, ela relatou que não via a hora de tudo terminar, que estava sem paciência com as pessoas, com os filhos, até mesmo com o marido e este já estava saindo de casa.
Fiquei pensando, o que leva o parceiro a abandonar sua esposa em um momento de tamanha fragilidade? é a vergonha ou medo de encarar a situação?.
Tantas mulheres estão na mesma situação tendo que lutar sozinhas, às vezes fazendo papel de pai e tendo que se mostrar forte para que a casa não desabe .
As mulheres com câncer de mama são as que mais sofrem com o preconceito de seus esposos . Elas já se sentem mutiladas e às vezes a falta do cabelo por causa da quimioterapia torna um agravante no seu estado emocional. Sentem tão incompreendidas, sem perspectiva de vida, com a auto-estima tão baixa que entram em uma profunda crise depressiva.
A ira, a raiva, a tristeza e a mágoa são fatores negativos para quem tem câncer, seja ele que tipo for.
O que eu posso dizer a vocês mulheres: peçam a Deus que renove a sua mente, seu corpo, cerca-se de pessoas amigas, alegres e otimistas , procurem ajuda com um bom profissional, busquem ter pensamentos positivos e viva cada momento com grande prazer. Sei que pode ser difícil, mas não impossível e, acreditem que a tempestade vem, mas o sol brilha pela manhã.
A coragem é uma das características de nós mulheres amadas por Deus.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

RECEITA DE VIDA



Aprender a lutar contra o câncer é aprender a nutrir a vida dentro de nós, é ter que controlar as nossas emoções. Não é obrigatoriamente uma luta contra a morte, mas é ter êxito nesse aprendizado e chegar a tocar na nossa essência, lá no mais profundo do ser.
De uma maneira ou de outra a doença transformou a minha vida, eu pude rever meus valores de um ponto que eu nunca poderia ter imaginado, quando acreditei que estava condenada e que estava entrando em um mundo cinzento.
Pude ver que milhares de pessoas iguais a mim estavam passando pela mesma situação e, com isso, consegui enxergar que todos somos iguais, sem títulos, sem profissões, sem qualidade; cada um com sua história e com sua luta, sentindo os mesmos sintomas que a quimioterapia ou a radioterapia provocam.
Pude acreditar que o câncer não é algo assustador, mas experimentar uma nova identidade. Ter a coragem de procurar um profissional e pedir ajuda, de fazer o tratamento certo e de se submeter às regras do jogo. Não é nada fácil.
Com o tratamento nós temos algumas limitações, mas nada que nos impeça de ser amadas, desejadas, bonitas, de trabalhar, namorar, passear, enfim, de ter uma vida como qualquer pessoa .
É necessário que o tratamento seja levado a sério, procurar um bom médico na área, é necessário cuidar do físico e também da mente, com uma boa nutricionista e uma psicóloga, é preciso dar lugar a Deus, para que ele possa nos renovar a cada vez que nos sentirmos incapazes e frágeis.
Temos que nos amar, elevar a nossa auto-estima, desejar ser feliz e viver com grande alegria. Precisamos cultivar nossas forças e a fé que é capaz de mudar nossa situação. Contar com apoio da familia, dos amigos, dos profissionais e não ter vergonha de dizer que você teve ou tem câncer, de estar careca (confesso que isso mexeu comigo), mas eu consegui superar e dar a volta por cima, afinal hoje já existem vários acessórios que podemos usar: lenços, turbantes, peruca, chapéu, e é um charme!
Mas ressalvo que o importante é crer em Deus, que é Ele quem pode mudar a nossa situação, viver cada dia como se fosse único, mas acreditando que muitos ainda virão!