Aprender a lutar contra o câncer é aprender a nutrir a vida dentro de nós, é ter que controlar as nossas emoções. Não é obrigatoriamente uma luta contra a morte, mas é ter êxito nesse aprendizado e chegar a tocar na nossa essência, lá no mais profundo do ser.
De uma maneira ou de outra a doença transformou a minha vida, eu pude rever meus valores de um ponto que eu nunca poderia ter imaginado, quando acreditei que estava condenada e que estava entrando em um mundo cinzento.
Pude ver que milhares de pessoas iguais a mim estavam passando pela mesma situação e, com isso, consegui enxergar que todos somos iguais, sem títulos, sem profissões, sem qualidade; cada um com sua história e com sua luta, sentindo os mesmos sintomas que a quimioterapia ou a radioterapia provocam.
Pude acreditar que o câncer não é algo assustador, mas experimentar uma nova identidade. Ter a coragem de procurar um profissional e pedir ajuda, de fazer o tratamento certo e de se submeter às regras do jogo. Não é nada fácil.
Com o tratamento nós temos algumas limitações, mas nada que nos impeça de ser amadas, desejadas, bonitas, de trabalhar, namorar, passear, enfim, de ter uma vida como qualquer pessoa .
É necessário que o tratamento seja levado a sério, procurar um bom médico na área, é necessário cuidar do físico e também da mente, com uma boa nutricionista e uma psicóloga, é preciso dar lugar a Deus, para que ele possa nos renovar a cada vez que nos sentirmos incapazes e frágeis.
Temos que nos amar, elevar a nossa auto-estima, desejar ser feliz e viver com grande alegria. Precisamos cultivar nossas forças e a fé que é capaz de mudar nossa situação. Contar com apoio da familia, dos amigos, dos profissionais e não ter vergonha de dizer que você teve ou tem câncer, de estar careca (confesso que isso mexeu comigo), mas eu consegui superar e dar a volta por cima, afinal hoje já existem vários acessórios que podemos usar: lenços, turbantes, peruca, chapéu, e é um charme!
Mas ressalvo que o importante é crer em Deus, que é Ele quem pode mudar a nossa situação, viver cada dia como se fosse único, mas acreditando que muitos ainda virão!
Essa materia saiu na revista saúde no mês de maio.
ResponderExcluirEssa materia serve para incentivar outras pessoas que estão vivendo a mesma luta.